quarta-feira, 28 de abril de 2021

A ATRIZ MIRIAM PÉRSIA DEFENDE JORGE COUTINHO NA DELEGACIA DE CRIMES RACIAIS E DE INTOLERÂNCIA

    

A atriz Miriam Pérsia entre o ator Jorge Coutinho e o advogado criminalista Fernando Genú

Por Walter Brito       

          A Pandemia da Covid 19, que já matou 400 mil brasileiros de todos os cantos, fechou 627 mil micros e pequenas empresas no país, quebrou quase 40% do empresariado brasileiro, afetou de forma efetiva a produção artística com o fechamento de salas de teatro, cinema, e demissão em massa de atrizes e atores, especialmente no eixo Rio - São Paulo. No Japão, o índice de suicídio de mulheres aumentou 70%, incluindo algumas celebridades. O lockdown e consequente isolamento da população aumentou sobremaneira a depressão e o desentendimento entre as pessoas em diversos setores. 

No meio artístico, o sofrimento é  maior. Neste sentido, eis que o Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro – SATED, sofre em consequência da situação em que o Brasil se encontra.      

Miriam Pérsia fazendo história nos áureos tempos na televisão brasileira


          A crise que afeta a instituição levou a famosa atriz Miriam Pérsia, de 85 anos, a comparecer a uma delegacia de polícia ontem, 27/4. A atriz, considerada uma das mais importantes estrelas do cinema e da televisão, que participou como protagonista de novelas da Globo como Irmãos  Coragem e dezenas de outras, não  aguentou a série de perseguições sofridas pelo seu colega, amigo e presidente do SATED, o também ator Jorge Coutinho, 86 anos. 

A atriz Miriam Pérsia e o criminalista Genú  na DECRADI


A atriz compareceu com toda sua elegância e coragem à DECREADI - Delegacia de Crimes Raciais e de Crimes de Intolerância, incluindo crimes contra o idoso.

O ator Jorge Coutinho foi eleito presidente do SATED e Milton Gonçalves como secretário - geral ( este afastado por motivo de tratamento da saúde )


          Entrevistado pela reportagem, o advogado do presidente do SATED Jorge Coutinho, o famoso criminalista de Copacabana Fernando Genú, que faz parceria com a advogada Eluísa Sousa, relatou o seguinte: 

          "Hoje estive na DECRADI acompanhando meus clientes, os atores Jorge Coutinho, 86, e Míriam Pérsia, 85 anos. Trata-se de um Registro de Ocorrência feito pelo presidente do SATED Jorge Coutinho, que se sentiu ofendido por alguns membros da diretoria da instituição que criaram um grupo de Whatsapp e passaram a atacar o ator de 86 anos com palavras ofensivas e de baixo calão, o que mancha efetivamente a imagem do SATED, instituição importante que luta pelo bem dos artistas do Rio de Janeiro".  Segundo Genú, Miriam Pérsia ficou assustada com o que foi dito pelos detratores de Jorge Coutinho no  grupo do Whatsapp, do qual ela participa junto com diretores do SATED.  Diante disso, a atriz se posicionou como testemunha de Coutinho e discorda veementemente da posição das pessoas que tentam diminuir o seu poder de presidente eleito da instituição, sendo Coutinho, segundo a veterana atriz, um lutador reconhecido pela classe artística. 

          Entrevistado pela reportagem o ator Jorge Coutinho disse o seguinte: 

          "Eu venci a última eleição no SATED de forma democrática e por meio de eleições limpas contra o ator Paulo Betti, cujo placar foi 65% a meu favor contra 35% para o meu adversário. Hoje alguns pares incomodados com a minha luta firme a favor dos artistas tentam me desestabilizar por meio de um grupo de Whatsapp. Todos sabem que para que pudéssemos adquirir a nossa bela sede no centro do Rio de Janeiro, eu coloquei o meu próprio apartamento em Botafogo como fiança do imóvel que compramos e pagamos. Hoje o artista, principalmente o artista iniciante, pode bater no peito e dizer que temos uma sede própria, com teatro e todos os equipamentos para a condução de nosso trabalho, mesmo na Pandemia da Covid 19, que prejudicou a todos e em especial a classe artística.  Ainda assim, estamos de pé, com a instituição saneada e trabalhando pela classe. Dos meus 86 anos, 63 anos são dedicados ao meio artístico, onde construí uma história, e alguns detratores querem nos derrubar por meio de estratégias rasteiras e antidemocráticas. Enquanto estiver vivo e saudável como atesta o médico especialista, eu lutarei com todas as minhas forças pelos meus direitos. Agradeço o apoio da fantástica atriz e amiga Miriam Pérsia e a competência de meus advogados, os doutores Fernando Genú e Eluísa de Sousa", concluiu.

          Como se vê, Jorge Coutinho dá um exemplo de vitalidade e coragem aos 86 anos. Vale lembrar que em 2020 o ator foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa encabeçada pela deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ). Parabenizamos a DECRADI por dar atenção especial a um caso extremamente delicado, envolvendo um negro, idoso e lutador por seus direitos. Que a vacina contra a Covid 19 chegue para todos e traga paz para a humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário