segunda-feira, 13 de abril de 2015

Neymar de Messi e Lucas de Ibra; quem é o 'melhor Robin' nos números?

GETTY
Lucas e Neymar duelarão pelas quartas da Champions League
Lucas e Neymar duelarão pelas quartas da Champions League
Grandes promessas brasileiras dos últimos anos, Neymar e Lucas deixaram o futebol brasileiro em 2013. Dois anos depois, eles se reencontram pela terceira vez em um duelo entre Barcelona e Paris Saint Germain (Neymar chegou em julho e não participou dos duelos de abril de 2013), dessa vez pelas quartas de final da Champions League. Em comum, os jovens tem o fato de ser coadjuvantes das principais estrelas de cada clube - Neymar de Messi e Lucas de Ibrahiimovic.
As semelhanças, contudo, param por aí. O ex-santista goleia o jogador revelado pelo São Paulo nos números desta temporada. Neymar soma 27 gols e nove assistências em 38 jogos, enquanto Lucas balançou as redes oito vezes e deu seis passes decisivos nas mesmas 38 partidas.
A situação do hoje atacante do Barcelona, contudo, não é 100% positiva. Substituído 14 vezes pelo técnico Luis Enrique, o jogador vem se irritando com este fato e fez sinais de desaprovação no empate com o Sevilla, no último sábado.
Já Lucas, que parecia ter conquistado a posição de titular depois de mais de um ano alternando a presença nos 11 iniciais e o banco de reservas, se contundiu justamente antes das oitavas de final da Champions League, quando o PSG eliminou o Chelsea. Depois de quase dois meses, o brasileiro voltou a campo no sábado, quando o time da capital francesa goleou o Bastia por 4 a 0 e conquistou a Copa da Liga Francesa. Com Ibrahimovic suspenso, o meia-atacante até pode aparecer no time titular nesta quarta-feira.
Companheiros das categorias de base da seleção brasileira, Neymar e Lucas tomaram ritmos diferente ao subir para o time principal. Enquanto Neymar se afirmou como o principal craque do país, tendo uma grande Copa do Mundo (antes de se contundir) e se tornando capitão após Dunga assumir o comando, Lucas não caiu nas graças de Felipão, ficou de fora do Mundial e viu suas chances com Dunga ainda não ocorrerem por conta de lesões.
Nos números, mais uma goleada. Enquanto Neymar tem 45 gols e tem tudo para ser o maior artilheiro da história da seleção brasileira, Lucas balançou as redes somente quatro vezes.
Foco na ajuda dos camisas 10
Apesar dos brasileiros serem peças importantes, o protagonismo de Barcelona e PSG ainda é de Messi e Ibrahimovic, respectivamente. Neymar e Lucas, por sua vez, não buscam se confrontar com os astros.
Mesmo já estando entre os melhores do mundo, Neymar disse em várias oportunidades que Messi é o melhor jogador do planeta e que fará de tudo para ajuda-lo a manter este trono. Lucas por sua vez, ressaltou a importância de Ibrahimovic para seu desenvolvimento no futebol europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário