quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Unesco declara 'Roda de Capoeira' Patrimônio Cultural



RIO - Expressão cultural descrita como luta, dança, jogo acrobático, a roda de capoeira foi declarada como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), nesta quarta-feira. A decisão ocorreu durante a 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da agência. Capoeiristas comemoraram a decisão no Cais do Valongo, no Rio.

De acordo com a Unesco, a capoeira simboliza a resistência negra no Brasil durante o período da escravidão. Seu reconhecimento como patrimônio, argumenta a organização, reforça o valor da herança cultural afro-brasileira.

Ao todo, o grupo analisa 46 candidaturas da chamada Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Também foram declaradas outras expressões culturais da Argélia, Armênia, Azerbaijão, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária e Burundi.

Há ainda outras 35 na Lista em Necessidade de Salvaguarda Urgente, composta por patrimônios culturais imateriais que se encontram em risco e, assim, precisam ser protegidos com urgência.

Em 2008, a capoeira já havia sido reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário