quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Virada no amazonas: Melo 54,7% e Eduardo Braga 42,3%

Jornalista Walter Brito e José Melo
Por: Walter Brito
Ao que tudo indica a Colônia Oliveira Machado, localizada nas proximidades do centro de Manaus, consolida o pensamento do povo amazonense, pois percebemos que a maioria tende a votar em José Melo para governador, conforme indica a pesquisa do Instituto de pesquisas, Designer Marketing e Propaganda. A pesquisa foi registrada no TRE-AM, sob o número 00054/2014, que diz: José Melo(PROS) 54,7% e Eduardo Braga(PMDB) 42,3%. Apesar de ser um dos menores bairros da capital amazonense, a Colônia tem uma população de imigrantes de todos os municípios do Estado. Por isso, é sem dúvidas o melhor laboratório para pesquisas eleitorais no Amazonas, segundo especialista de São Paulo, que se encontra em Manaus para cobrir a disputa entre Melo e Braga. De acordo com o cientista, o resultado de uma pesquisa naquele bairro, aproxima-se dos dados de uma pesquisa eleitoral em todo o Estado. A Colônia tem sua história fortemente ligada à história do bairro Educandos, assim como seus bairros vizinhos. Ela foi se formando nos século XIX, com o intenso povoamento do Amazonas, especialmente em Manaus.Os primeiros habitantes daquela localidade vieram da Espanha. Nos últimos 40 anos, habitantes de diversas cidades do Amazonas, se identificaram com a Colônia e migraram para lá. Lembrando ainda que o povoamento daquele bairro, se deu muito forte no período da borracha.
Ontem, dia 15 de outubro e dia do professor, por uma coincidência do destino, o professor José Melo (PROS), governador do Amazonas, foi comemorar o seu dia de mestre, com os descendentes de espanhóis que se misturaram ao longo dos anos, aos caboclos de todos os rincões do Amazonas. Convidado pelo governador, fui lá conferir a intimidade do líder político com o povo simples. De fato, a identificação do chefe de Estado Amazonense, mais parecia com o retorno de um filho à casa de seus pais. O governador como sempre, bem humorado e aos 68 anos, parecia um atleta de 30. Ele descia e subia correndo as ladeiras daquele bairro. Na questão educacional, o bairro está razoavelmente servido, pois tem duas escolas de tempo integral e outras três de ensino fundamental e médio. Foi correndo também, que o dublê de atleta e governador, José Melo, subiu a ladeira da Rua São José, de difícil acesso para pessoas com 40 anos. O governador Melo, foi lá conhecer os seus moradores e falar com a dona Maria Luíza da Silva Costa, 80 anos, viúva e nascida em Itacoatiara. Ela é moradora do bairro há 40 anos e tinha em suas mãos uma cartinha para entregar ao governador. Ela tem uma filha com Cirrose Hepática e queria falar com o ele, mas estava com vergonha. Logo aproximamos aquela senhora de sua assessoria e Melo a recebeu com um grande abraço. A moradora da colônia disse para o governador o seguinte: “Sou cabocla do interior igual ao senhor. Admiro o senhor, pela sua simplicidade. Por isso, os seis eleitores de minha casa, entraram na onda Melo. E mais, já fiz vestido novo para votar 90, no próximo dia 26”, declarou. Encontramos outro eleitor longevo na caminhada pelo bairro. Trata-se do senhor Fernando Soares que fará 95 anos no próximo dia 29 de outubro. Casado pela quarta vez, com a dona Maria Soares, que tem 75 anos e é descendente de espanhóis. Já o seu Fernando, nasceu em Lábrea, no estado do Amazonas. Há 62 que ele mora na localidade. De voz firme, pensamento rápido e bem humorado, ele disse que é pai de 22 filhos e, com a atual mulher, teve seis descentes, dos quais três são vivos. Referente à visita de Melo na Colônia, seu Fernando disse: “Gostei muito de recebê-lo em minha casa, pois é um homem simples e até tomou água para matar a sede. Acredito firmemente que Melo vai melhorar o nosso bairro, principalmente no que se refere ao escoamento da água. Quando chove muito por aqui, molha tudo à nossa volta. O Eduardo Braga também esteve aqui na minha casa, contudo, gostei muito mais do Melo. O Brasil e o Amazonas precisam de mudança. Apesar de não mais ser obrigado a votar, vou votar no José Melo e no Aécio Neves.

Dona Maria Luíza e senhor Fernando Soares
Um dos políticos mais entusiasmados com a caminha de Melo pela Colônia Oliveira Machado, foi um dos campeões de votos para a Assembleia Legislativa do Amazonas Ricardo Nicolau do PSD. Entrevistado pela reportagem, ele se posicionou a respeito do crescimento do governador Melo nas pesquisas: “ Quando começou a campanha, o Melo cresceu, pois antes só tinha o nosso adversário como candidato. Quando começou o tempo de TV e Rádio, as pessoas passaram a conhecer melhor o seu trabalho como gestor na educação onde é um especialista, como também na saúde e outras ares. Na saúde por exemplo, ele tem programas importantes, como ampliar em 900 leitos a rede de saúde, entre outros. Melo cresceu e certamente vamos vencer a eleição no dia 26 de outubro, Acredito!”, disse.
O governador subiu diversas ladeiras da Colônia num pique só, mas não apresentava cansaço aos nos conceder entrevista. Quanto à pontuação que lhe dá vantagem de 12,4% na pesquisa do Instituto Designer Markenting e Propaganda, Melo argumentou: “A história da minha vida, a história de vida limpa e trabalhador, e também a minha história de servidor público dedicado, facilitou o nosso avanço nas pesquisas. Vale ressaltar, que o meu trabalho ao lado de Omar Aziz, quando fizemos trabalho importante na gestão das políticas públicas nos últimos, especialmente nas áreas da educação, saúde, segurança, pleno emprego e na produção, certamanete contribuiu de forma efetiva com nossa boa performance junto aos eleitores. Outro fator que também permitiu o nosso avanço nas pesquisas, foi o apoio do ex-governador e senador eleito, Omar Aziz. Ele foi considerado o melhor governador do Brasil. Mais outro fator importante e fundamental, foi o apoio recebido do ex-senador do PSDB e atual prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto. Assim como Omar, o Arthur foi considerado também, em nível nacional, o melhor prefeito das capitais brasileiras. Venho recebendo ainda o apoio dos deputados estaduais e federais de nossa coligação e da maioria dos prefeitos.Aliado a tudo isso, o apoio do povo, como você vê aqui na Colônia. Tenho tido o carinho da população de Manaus, bem como, do interior amazonense. Hoje estamos com quase 20 pontos à frente de nosso adversário, o que mostra que o povo entendeu as nossas propostas apresentadas a todos os segmentos da sociedade e sem agredir ninguém”,disse.
Referente à questão educacional, Melo disse que será referência na educação de qualidade em todo o país: “O meu projeto de educação está assentado em dois pilares. O primeiro, aumentamos o investimento na educação, de 25% para 30% de nosso orçamento. O segundo pilar trata-se da implementação da escola integral em todo o estado do amazonas. Dessa forma, o aluno entra na sala de aula às 7 horas da manhã e sai às 5 da tarde. Além das aulas normais, eles terão outras atividades, tais como: esporte, lazer e cultura. Vamos também dar um tratamento especial ao professor, pois é uma classe que precisa ser valorizada. Certamente com mais apoio, ele vai poder desenvolver melhor suas atividades em sala de aula”, argumentou. A reportagem o questionou sobre ele ter escolhido aquele bairro para comemorar o dia do professor. Melo disse: “Aproveito a oportunidade para mandar uma mensagem de alegria e muito agradecimento aos meus colegas professores: Os professores são aqueles que pegam os nossos filhos como diamantes brutos e, com suas inteligências , conhecimentos e amor, transformam as nossas crianças em adultos de valor, que entram no mercado de trabalho para contribuir com o desenvolvimento do país. Sou um deles e, o pilar principal de meu governo será a educação de qualidade para todos.O Amazonas será referência para o Brasil”, arrematou.Referente a saúde pública Melo afirmou: “A saúde pública é sempre um problema grave em todo o país.Aqui no amazonas investimos 22%, enquanto que São Paulo investe 12%. Daí se percebe, o valor que damos na saúde pública em nosso estado. Aqui em Manaus, vamos expandir os cinco grandes hospitais, ao tempo em levaremos melhoras na saúde para todos os municípios do interior, por meio da ampliação das equipes médicas e infraestrutura. O atendimento da saúde, no que se refere à cirurgias e consultas especializadas serão estendidas ao interior do estado, para que nossos habitantes não precisem vir à Manaus com tal finalidade”, argumentou. José Melo despediu-se falando de seu bom relacionamento com Arthur Neto, colocado em xeque pela mídia nos últimos dias, por ele não ter entrado efetivamente na campanha presidencial apoiando Aécio Neves. Sobre o assunto, Melo desconversou e disse: “Está tudo certo entre eu e o Arthur e continuamos o nosso trabalho conjunto a favor de Manaus e do Amazonas. No plano político, continuo recebendo total apoio do prefeito que orgulha Manaus e os amazonenses, Arthur Neto do PSDB”, concluiu.

Ricardo Nicolau, segundo mais votado para deputado estadual, com 38.425 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário